Veja como se matricular ou rematricular na rede municipal de ensino

por Jornal Canudos

Começaram na segunda-feira (1º) as matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. No caso das novas inscrições, o processo vai até o dia 31 deste mês, já as rematrículas terminam no próximo dia 15, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Uma das ações que tem gerado polêmica entre a comunidade escolar é o fim do turno integral na modalidade creche (0 a 3 anos) para novas inscrições, mas não para aqueles alunos que já estão matriculados e estudantes em situação comprovada de vulnerabilidade social.

Segundo a secretária de Educação, Maristela Guasselli, a medida deve zerar a lista de espera. “Com isso, garantiremos o direito a educação a mais de mil crianças, sendo assistidas por professores e tendo acompanhamento pedagógico”, afirma.

Crianças que participaram do sorteio em 2017 e não foram contempladas devem ter prioridade, mediante validação do interesse da família e comprovação de residência na microrregião próxima ao colégio.

Creche (0 a 3 anos)

Inscrições para alunos novos e validação da lista de espera – 1º a 31 de outubro

Rematrículas – 1º a 15 de outubro

Sorteio de vagas – 26 de novembro a 3 de dezembro

Matrícula dos alunos novos sorteados e validados em lista de espera – 8 a 14 de dezembro

Documentos

- Cópias: certidão de nascimento, comprovante de residência no Município, comprovante de horário de trabalho dos pais ou responsáveis, carteira de vacinação atualizada; RG e CPF dos responsáveis;

- Número do cartão SUS;

- Comprovação da deficiência da criança (se for o caso) por laudo médico, apresentação de comprovante atualizado de recebimento de Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento assinado por profissional declarando a deficiência com o respectivo CID;

- se criança em vulnerabilidade ou risco social, encaminhamentos da Rede de Atendimento.

Pré-escola, Ensino Fundamental, EJA

Inscrições para alunos novos – 1º a 31 de outubro

Rematrículas – 1º a 15 de outubro

Matrícula dos alunos novos inscritos – 8 a 14 de dezembro

Documentos

- Cópias: certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência no Município, atestado de escolaridade/frequência, comprovante de horário de trabalho dos pais ou responsáveis, carteira de vacinação atualizada; RG e CPF dos responsáveis;

- Número do cartão SUS.

Dúvidas frequentes

Preenchimento de vagas: Matrícula garantida de todas as crianças a partir dos quatro anos completos até 31 de março de 2019, nas turmas em funcionamento, priorizando crianças residentes em área geográfica próxima à escola. Matrículas devem ser feitas na escola onde a vaga foi concedida.

Rematrícula: Todos os alunos da escola têm direito. Os dados dos estudantes devem ser atualizados nas datas acima com a presença da mãe, do pai ou de um responsável legal.

Ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental: serão matriculados todos os candidatos residentes em Novo Hamburgo, a partir dos 6 anos completos também até 31 de março de 2019. Alunos com idade inferior são matriculados em turmas de pré-escola, conforme oferta.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários