turno das eleições ocorre no domingo; 180 mil hamburguenses devem votar

por Felipe Faleiro

Exatamente 180.249 hamburguenses devem ir às urnas no próximo dia 7 de outubro para o primeiro turno das Eleições 2018. A escolha é para deputados federais e estaduais, dois senadores, governador e presidente da República. Em relação ao pleito de 2016, houve um aumento de 411 pessoas no colegiado eleitoral do Município, que é o sétimo maior em número de votantes do Rio Grande do Sul. A cidade tem 56 locais de votação.

Pouco mais de 48,5 mil eleitores, ou 26,9% do total, fizeram o recadastramento biométrico na cidade, onde a prática não foi obrigatória para o pleito deste ano. Do total de eleitores, 856 tem deficiência. Sete optaram por utilizar o nome social na votação em 2018.

52,7% do eleitorado hamburguense (95.033 pessoas) são do sexo feminino, e 47,3% (85.216) são do sexo masculino. A maioria dos eleitores tem entre 35 a 39 anos, representando 10,49% do total, ou 18.909 pessoas. Mais de um terço do total (34,87%, ou 62.853 eleitores) têm o Ensino Fundamental Incompleto, o maior contingente entre os níveis de escolaridade.

O maior colégio eleitoral do Município é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho (foto), no bairro Canudos. O local deve receber mais de 8 mil eleitores durante o pleito. “É uma grande responsabilidade, sem dúvida, mas somos privilegiados por não temos escadaria. Somos uma escola que tem condições de acessibilidade”, comenta a diretora, Adriana Lopes do Nascimento.

Perguntas frequentes

Quando é a votação?

O primeiro turno é no domingo (7), entre 8h e 17h. O segundo turno, caso haja, é no dia 28 de outubro.

Quem deve votar?

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 a 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

Perdi meu título de eleitor. Posso votar?

Sim, pode votar levando apenas um documento oficial com foto. A seção correspondente pode ser consultada no site do TSE (www.tse.jus.br), aplicativo e-Título ou nos assistentes virtuais do TSE no Twitter e no Facebook.

Como consultar meu local de votação?

No site do Jornal Canudos (www.jornalcanudos.com.br) há a relação de todos os locais de votação de Novo Hamburgo, com os respectivos endereços e seções eleitorais. Outros locais podem ser consultados no site do TSE.

Como votar na urna eletrônica?

Digite no teclado o número de seus candidatos e aperte “Confirma”. Na ordem, eles são deputado federal, deputado estadual, senador (dois), governador e presidente. Para auxiliar, é permitido levar uma “cola” com os números (o Jornal Canudos disponibiliza uma na página 2).

Quais documentos preciso levar para votar?

Leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação. O título de eleitor informa a zona e seção eleitoral. Pode ser, ainda, baixado o aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para iOS e Android.

Como justificar a ausência nas Eleições?

Eleitores no país ou exterior devem preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, portais do TSE e tribunais regionais eleitorais e, no dia da eleição, nos locais de votação ou de justificativa.

Qual a diferença entre voto branco e nulo?

A diferença está apenas na forma como o eleitor decide votar. O voto em branco é registrado quando o eleitor pressiona o botão Branco na urna eletrônica. Já o voto nulo é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão Confirma.

Voto nulo anula a eleição?

Não, pois apenas os votos válidos são considerados na contagem. Se a maioria dos eleitores votar nulo, seus votos serão descartados e ganhará o candidato com o maior número de votos, mesmo que o total de nulos ultrapasse 50% do total.

Como saber se meu título foi cancelado?

No site do TSE, informando nome completo e data de nascimento ou número do título de eleitor. Caso estiver irregular, a situação só pode ser regularizada a partir de novembro, após as Eleições.

Fiz o cadastramento biométrico, e agora?

Você pode votar utilizando sua impressão digital cadastrada junto ao cartório eleitoral, mas é recomendado também levar o título eleitoral ou documento com foto. A biometria dispensa a assinatura da folha de votação. Outra opção é o aplicativo e-Título. Em Novo Hamburgo, a biometria não é obrigatória para estas Eleições.

Não votei e não justifiquei, e agora?

O eleitor, neste caso, poderá ser multado pelo juiz eleitoral. A multa varia entre R$ 1,05 e R$ 3,51 por turno. Quem não votar e não justificar em três eleições consecutivas terá o título cancelado, não podendo tomar posse em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Posso levar celular ou outro aparelho à cabine de votação?

Não é permitido ao eleitor levar aparelho celular, máquina fotográfica e filmadora.

Deixe seu comentário

Comentar sem criar conta

0
Termos e Condições.

Comentários